Vidro temperado

0

O vidro temperado é uma das mais seguras soluções da construção civil. Tratando-se de um vidro bastante resistente, o material se destaca porque, ao se partir, estilhaça em diversos pequeninos pedaços. Essa característica é interessante: os vidros comuns, ao se quebrarem, geram cacos pontiagudos, que podem facilmente provocar cortes num indivíduo. O vidro temperado, no entanto, se parte em pedaços com bordas arredondadas e, por ser mais grosso, diminui bastante a ocorrência de acidentes.

O vidro temperado é produzido por meio de um processo chamado de têmpera. Nessa produção, o item desenvolve alta resistência mecânica, o que dificulta sua quebra por impactos. Desenvolve também resistência térmica, tornando-o uma ótima alternativa para a regulação da temperatura dentro de casa ou empresa.

Por esses motivos, o vidro temperado é muito utilizado em janelas, inclusive as que sofrem com incidência direta do sol. O material é igualmente ideal para vitrinas de lojas, pois permite a clara exposição de produtos e uma segurança maior contra quebras.

Dentro de casa ou em escritórios, o vidro temperado também costuma aparecer nos boxes de banheiro. Considerando que o impacto de fechamento da porta do espaço é constante, é importante contar com material mais resistente. O uso para portas, aliás, vai além: a vidraça é ainda interessante para uso nas entradas dos jardins, divisão de cômodos ou a criação do conhecido “aquário”, sala de vidro muito comum em empresas.

Outra vantagem desse tipo de vidro é sua capacidade termoacústica. A característica confere ao item a habilidade de diminuir os sons de ruídos externos, uma ótima função principalmente em grandes e barulhentas cidades. Já a capacidade térmica consiste na pouca absorção de calor do vidro, tornando os ambientes mais agradáveis.

Por último, o vidro temperado pode também se adaptar ao gosto do consumidor. Isso porque ele conta com diversas intensidades de translucidez, podendo ser mais transparente ou mais opaco. Assim, para a entrada do jardim, é possível adaptar a peça para a maior transparência, enquanto é mais interessante ter um box de banheiro mais fosco.

You might also like More from author

Leave A Reply

Your email address will not be published.